Disney Epcot Center

0
Viagem para Disney - Epcot Center Orlando

O Epcot Center (Experimental Prototype Community of Tomorow) é um dos parques temáticos instaurados no complexo Walt Disney World em Bay Lake, perto de Orlando, Flórida, Estados Unidos. Ele foi o segundo espaço a ser construído, antecedido apenas pelo Magic Kingdom. Sua inauguração aconteceu no primeiro dia de outubro de 1982 e ocupa mais que o dobro do Magic Kingdom. Esse parque da Disney inspira-se nas evoluções técnicas e demais conquistas do ser humano ao longo da história.

O nome do local significa Comunidade Protótipo Experimental do Amanhã (em tradução do inglês), uma cidade futurística ideal pensada por Walt Disney. Essa comunidade modelo estaria em constante evolução sem nunca estar terminada, mas destacando a criatividade dos norte-americanos. No começo, a ideia da Disney era estabelecer uma cidade exemplar, com cerca de 12 mil habitantes. O projeto seria executado em forma circular, com empresas e estabelecimentos comerciais ocupando a zona central. As residências se localizariam no entorno e o transporte seria efetuado por PeopleMovers e monotrilhos. Já os automóveis transitariam no nível subterrâneo para que as pessoas pudessem caminhar com segurança. Walt Disney não conseguiu autorização e recursos para construir o Epcot Center na época, então aceitou realizar antes o Magic Kingdom. Porém, o visionário faleceu antes do primeiro parque temático abrir suas portas.

Na concepção inicial do parque Epcot Center, fica evidente a dúvida sobre qual seria o foco das atrações. Enquanto alguns imagineers – responsáveis pelo design e implementação dos parques da Disney – desejavam celebrar o auge da tecnologia, outros defendiam o tema dos diferentes tradições e culturas ao redor do mundo. Em determinada fase, o conceito de cidade do futuro e feira internacional foram conciliados, sem perder o estilo Disney. Estima-se que o valor da construção tenha sido entre $800 milhões e $1,4 bilhões. As obras demoraram 3 anos para serem finalizadas, o maior tempo para se implementar um projeto até então.

O Epcot Center é composto por duas grandes partes temáticas: World Showcase e Future World. Esse fator o distingue dos outros parques da Disney e é um dos motivos de sua popularidade.

1. Future World

Disney Epcot Center - Future World

A área é formada por diversos pavilhões baseados em descobertas tecnológicas e suas utilizações. O Future World funciona ainda como a entrada principal para o Epcot e introduz o grande símbolo do local: a Spaceship Earth, a célebre instalação esférica que comporta uma atração em seu interior. Atualmente, cada área é assinalada pelo nome e distinguida pelo brinquedo mais popular.

Atrações Recomendadas

Spaceship Earth ★★★★★

Universe of Energy ★★★★

Mission: Space ★★★★

Test Track Presented by Chevrolet ★★★★

Soarin ★★★★

2. World Showcase

Disney Epcot Center - World Showcase

O World Showcase é a extensa região do Epcot Center e que representa uma espécie de feira mundial. Hoje, o espaço abriga onze pavilhões, cada um destinado a exibir as tradições de um país diferente. Todos os pavilhões ficam em volta da Lagoa do Showcase. As onze nações presente nesse parque da Disney são:

  • México
  • Noruega
  • China
  • Alemanha
  • Itália
  • Estados Unidos
  • Japão
  • Marrocos
  • França
  • Reino Unido
  • Canadá

Entre as exibições citadas acima, somente as áreas da Noruega e do Marrocos não existiam quando o Epcot foi inaugurado.